Desde criança, sabemos a importância dos nossos padrinhos e das nossas madrinhas em nossa vida. Existem as relações de compadres e compadres, mas, mais que isso, essas figuras são escolhidas para acompanhar a vida dos nossos filhos e filhas desde a infância, independente dos vínculos religiosos, mas, padrinhos são aqueles que “podem substituir os pais em sua ausência” na criação dos filhos.
As crianças são ensinadas a reconhecer nessas pessoas a segurança, a proteção e o afeto e estes recebem esse compromisso com a vidas dos pequenos. Mas, eu sempre lembrei da satisfação de ser escolhido para ser padrinho de alguém, pois representava a bondade e a responsabilidade da madrinha e do padrinho escolhidos.
Mais tarde, encontrei-me com outro sentido para “padrinhos e madrinhas”, nesse caso, estes importantes personagens não são escolhidos para a vida das crianças, mas são eles que fazem a escolha do compromisso da transformação, da doação e da esperança na vida dos pequenos e pequenas. Não são os pais e mães quem agora fazem essa escolha, mas o coração que sinaliza, sinaliza o projeto que mais faz os olhos brilharem, sinaliza a criança que, com seu sorriso cativante, a expertise, a inocência que despertam o desejo e aí, não tem como fugir.
Nós podemos diferenciar entre apadrinhamento afetivo e financeiro. No afetivo, os padrinhos devem fazer contato com instituições que abrigam crianças e adolescentes em longa permanência, firmando um compromisso que se assemelha a adoção, mas se diferencia por não ser necessário permanecer definitivamente, mas acompanhar o processo de desenvolvimento do apadrinhado, inserindo-o em espaços sociais que são oportunos e necessário para a sua vida saudável e feliz.
O apadrinhamento financeiro se refere ao apoio financeiro a uma criança, a partir da contribuição aos projetos que ela faz parte da instituição social, esse dinheiro deve ser revertido em materiais didáticos, equipamentos, uniformes e lanches. Os padrinhos e madrinhas terão acesso à criança, podendo se comunicar com ela e com a família através de cartas e chamadas, além disso, receberão relatórios e registros da participação das mesmas nos projetos da instituição.
O Instituto João de Barro possui o programa de apadrinhamento, sendo uma possibilidade muito especial de contribuir com o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Venha conosco fazer ações para um mundo melhor.