O Instituto João de Barro tem a honra de apresentar o seu notável projeto “Viagem Literária,” uma iniciativa que está transformando a vida de crianças e adolescentes de maneira inspiradora. Este projeto extraordinário é possível graças ao apoio financeiro do Criança Esperança, em colaboração com a UNESCO, uma parceria que tem um impacto significativo na promoção da leitura e do conhecimento.
Dentro do âmbito do “Viagem Literária,” uma série de atividades cativantes estão sendo executadas, destinadas a estimular o amor pela leitura e o aprendizado. Entre essas atividades, destacam-se a apresentação do livro “Estórias Quilombolas, coleção III,” da renomada pesquisadora Glória Moura, para todas as turmas envolvidas no projeto.
O projeto vai além da mera leitura; incorpora elementos criativos e envolventes. Além de proporcionar a leitura coletiva e individual do livro, a equipe realiza a narração das histórias de forma lúdica e cativante para as turmas mais jovens. Utilizando fantoches e palitoches, habilmente elaborados por nós, os personagens da envolvente história “A raposa e o papa-mel” ganham vida em um mini-teatro especialmente montado. Além disso, fazemos uso de materiais reutilizados de ações anteriores, demonstrando nosso compromisso com a sustentabilidade.
Outra iniciativa emocionante é a “Mala Viajante,” uma atividade do projeto que envolve os alunos sorteados. Cada um deles tem a oportunidade de levar para casa não apenas uma mala, mas também um livro para desfrutar em família. Para tornar a experiência ainda mais memorável, incluímos uma ficha para anotar os dados do livro lido. Além disso, solicitamos que esses alunos registrem em fotos esses momentos literários com suas famílias, incentivando a partilha dessas experiências conosco e fomentando ainda mais o amor pela leitura.
Para os adolescentes, organizamos um Piquenique Literário com foco no mesmo livro. Foi um momento singular de interação, diversão e, é claro, incentivo à leitura. Além disso, montamos um varal de poesias ao ar livre, tornando a experiência ainda mais rica e inspiradora.
Essas atividades são conduzidas com entusiasmo pelos dedicados professores Hildênia e Leandro, que desempenham um papel fundamental na promoção da leitura e na formação dos jovens participantes do projeto. O “Viagem Literária” é uma jornada de descobertas e aprendizado, e o Instituto João de Barro está comprometido em continuar compartilhando o amor pela leitura e conhecimento com as novas gerações.