"AÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR"

O Instituto de Desenvolvimento Socioambiental João de Barro é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), fazendo parte do Terceiro Setor, constituído em abril de 2015, e seu objetivo principal é promover oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e emocional, através da assistência social e psicológica, cidadania, cultura e artes, educação, esporte, qualificação profissional e saúde.

O Instituto João-de-barro tem sua sede localizada na Vila Pau d’Arco, comunidade quilombola, na Zona Rural, do município de Arapiraca-AL, mas seus projetos e serviços se estendem a outros territórios.

O Projeto foi idealizado pela assistente social Aline Barbosa de Barros Cavalcante, e fundado por ela e sua família, entendendo que é possível “desafiar a pobreza”, através da promoção de oportunidades.

JOÃO-DE-BARRO: O pássaro construtor. Sua habilidade de manusear o barro dar nome ao passarinho. Outro destaque do joão-de-barro é o canto. Alto e forte, como uma gargalhada, a sua vocalização tem sequência rítmica prolongada como uma canção festiva, crescente e decrescente, e é cantada pelo casal nas horas mais quentes e claras do dia. Pode ser encontrado no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Nossa Missão: Proporcionar qualidade de vida ao ser humano por meio do desenvolvimento econômico, educacional, social e sustentável.

Nossa Visão: Ser Referência como uma Instituição que promove transformação social no Nordeste.

Nossos Valores: Equidade, amor, dignidade, respeito, ética, solidariedade.

Nossa Fundadora

Aline Barros

Em 2015 se reuniu com os irmãos, primos, tios e amigos propondo a realização de ações que transformariam a vida de crianças e adolescentes da comunidade Pau D’arco através de atividades ligadas ao esporte e à cultura. O projeto iniciou na sala da casa de seus pais e, mais tarde, passou a funcionar em um espaço alugado. Formada pela Universidade Federal de Alagoas em 2008, desde o início do Instituto, Aline representa sensibilidade e generosidade capazes de fazê-la permanecer em movimento, mesmo nas fases de maior escassez de recursos e de incentivos para a continuidade das ações, mas as dificuldades a impulsionam para a criação de novas possibilidades que fizeram e fazem com que as atividades aconteçam. Seu olhar atento alcança as crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em suas necessidades; seu abraço acolhedor possibilita o engajamento dos colaboradores e de toda comunidade; e o brilho em seus olhos e o sorriso empolgado representam a esperança e o amor que realiza sonhos e que possibilita que o Instituto João de Barro seja o “lugar de sonhar” e de fazer acontecer Ações para um Mundo Melhor

Texto lido por Aline Barros no encerramento das atividades do ano 2022 e apresentações de Natal do Instituto João de Barro, em dezembro de 2022.

Dizem que eu sou muito boa para escrever, então, diante da emoção que invade o meu coração, optei mesmo pela escrita para que as palavras não se percam.

Desde ontem que pensar no dia de hoje me trouxe lembranças desta nossa trajetória: lembrei de quando falei com meus pais, meus irmãos Dinho e Grace, com Paloma, Sirlene, Tio Jorge, Tia Netinha, Alan, Charlinho, Douglas, Luana, para juntos fundarmos uma ONG e desenvolver projetos para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, eles toparam e começamos a pensar quais as ações poderíamos executar, depois falei com meus pais para usar a sala da casa deles para r,ealizarmos as ações. E assim, iniciamos em 2015. Houve quem achou loucura, afinal, trabalhar de graça não fazia sentido, mas, nós compreendíamos o sentido e o que enchia os nossos corações. Em 2016, conheci meu então namorado, hoje marido, e Elio também abraçou a causa e nos encorajou a irmos mais adiante, e Elio dizia: precisam de uma sede. Eu ainda temendo, falava: quando estivermos com mais condições faremos isto; mas, ele não aceitou e pediu para Dinho procurar um local para ele custear o aluguel. Alugamos o espaço, Elio organizou salas e nos mudamos. De lá para cá só avançamos.

Neste ano de 2022 o sonhado Instituto João de Barro completou seu sétimo ano de existência, há quem diga que 07 é o número da perfeição, e estou acreditando nisto. Durante este período nós sentimos medo, angústia, desapontamentos, mas, também vibramos de alegria, de gratidão, de orgulho, de paz, com a certeza que estamos todos no caminho certo, que é o caminho do bem, do amor ao próximo, da solidariedade, do acolhimento, do respeito, da reciprocidade, das vitórias, das boas novas.

Nestes 07 anos passaram muitas pessoas por aqui… algumas se foram, outras foram, mas voltaram e outras que sempre permaneceram. A cada uma delas sinto gratidão profunda, porque todas, sem exceção, deixaram e/ou deixam suas marcas, mascas estas que espalham por aí o objetivo da existência do Instituto João de Barro: Promover ações para um mundo melhor!

Em 2008 me tornei assistente social e no dia seguinte de minha colação de grau eu disse a Deus: “Senhor, que não me falte trabalho e eu te convido para ser meu sócio em cada contrato que eu assinar. E sua parte em nossa sociedade eu assistirei as famílias que mais precisam”. De lá para cá Deus tem me mostrado que eu sou uma ótima sócia, pois Ele permanece firme em nossa parceria. É bem verdade que algumas vezes as coisas apertam e eu falo para Ele: “Senhor, não vai dar para repassar sua parte este mês, mas, prometo que no próximo eu pago em dobro”. E nesta hora Ele me faz perceber que, através do Instituto João de Barro, através do trabalho de cada colaborador o percentual dele é ofertado, é ofertado para cada família que assistimos. Então, Senhor, sei que estás conosco em todos os momentos e em cada detalhe, nos abençoando, nos honrando, soprando o nome de nossa instituição nos ouvidos daqueles que podem nos ajudar a ajudar mais pessoas. E o melhor, é que todos de nossa equipe sabem e sentem o cuidado de Deus por nós. Há uma canção gospel que eu acho linda e que algumas vezes meu sobrinho Miguel me liga em vídeo e canta:  Está chorando por quê, se você tem um Deus, que cuida de você e jamais te esqueceu. Ele sabe de tudo que você está passando e mandou te dizer, que Ele está cuidando. Lembra de onde você veio e aonde que você chegou, lembra de todos os livramentos que você já passou. Nem era para você está aqui, mas Deus falou assim “esse aí vou levantar e onde colocar a mão eu vou abençoar”. […] tem muita gente que te ama. Deus mandou te dizer que vai acontecer. E aconteceu mesmo! Tivemos projetos nossos aprovados em alguns editais e, entre eles, o edital dos sonhos, o da UNESCO, do Projeto Criança Esperança, que fez com que o Brasil conhecesse a nossa história, e, no próximo ano estaremos, através do projeto, ampliando nossos atendimentos para 160 crianças e adolescentes.

Este ano conquistamos a nossa sede própria, claro, ainda temos um ano para terminar de pagar, mas Deus nos deu condições, e hoje estamos aqui, fazendo nosso encerramento. Quando nos demais anos sempre fomos em busca de nossos parceiros das escolas municipais de nossa comunidade, e sempre nos abriram as portas.

Nosso encerramento é só gratidão. Gratidão a todos que aqui estão: Deus, famílias, crianças, adolescentes, jovens, parceiros patrocinadores e a todos os colaboradores e Diretores do Instituto João de Barro que se esforçam diariamente para que possamos realizar todos os projetos com muita qualidade, colaboradores que sonham junto, que vestem a camisa da instituição, que buscam amenizar as dores e as inquietações de cada família assistida, colaboradores; colaboradores que cuidam uns dos outros. Queridos, sem vocês tudo seria mais difícil. Amo vocês. Obrigada por tudo! E que Deus continue nos abençoando que venham mais parceiros, que mais pessoas abracem nossa causa e que cada vez mais espalhem muitas, mais muitas ações para um mundo melhor por onde passarmos.

A você, famílias, pais de nossos amados alunos, obrigada pela confiança, por sempre atender ao nosso chamado, por nos apoiarem, por demonstrarem orgulho de fazerem parte da instituição e também digo que sem você nada disso faria sentido, nem estaríamos aqui. O Instituto João de Barro nasceu por vocês e para vocês. Em 2023 faremos muito mais, contem sempre conosco!

A todos os amigos e parceiros que aqui estão, gratidão também, porque vocês nos ajudam a transformar a vida destas famílias e de muitas outras, a credibilidade que vocês têm em nossos projetos nos faz crescer cada vez mais. Não nos esqueçam! Venham mais vezes, nós e todas as famílias agradecemos por sempre nos estenderem as mãos. Vocês fortalecem nossa esperança em dias melhores.

E para finalizar, quero compartilhar um trecho de outra canção que, quando criança, em meu silêncio, diante das dificuldades financeiras que minha família enfrentava, havia uma música que me faça refletir, aquietava o meu coração e me permitia sonhar, acreditar em dias melhores e me afirmava que eu conseguiria voar alto, bastava acreditar. E vejo que esta canção fará parte de toda a minha vida e, descreve bem o que vivemos no Instituto João de Barro. A canção todos os adultos daqui conhecem, não queiram se passar por novinhos, a música Lua de Cristal, da Xuxa, que diz:

“Tudo pode ser, se quiser será

Sonhos sempre vêm para quem sonhar

Tudo pode ser Só basta acreditar

Tudo que tiver que ser, será

Tudo que eu fizer

Eu vou tentar melhor do que já fiz

Esteja o meu destino onde estiver

Eu vou buscar a sorte e ser feliz

Tudo que eu quiser

O cara lá de cima vai me dar

Me dar toda coragem que puder

Que não me falte forças pra lutar

Vamos com você

Nós somos invencíveis, pode crer

Todos somos um

E juntos não existe mal nenhum

 

O sonho está no ar

O amor me faz cantar

 

Lua de cristal, Que me faz sonhar

Faz de mim estrela Que eu já sei brilhar

Lua de cristal Nova de paixão

Faz a minha vida Cheia de emoção”

Governança e Liderança

Diretoria

Aline Barbosa de Barros Cavalcante
Presidente

Kaline Luana Barbosa da Silva
Diretora Financeira

Kelenia Joisse Barbosa da Silva
Secretária

Bruna Cristiny dos Santos Borges
Primeira Conselheira

Grace Kelly Barbosa de Barros
Segundo Conselheira

Rivedalva Martins Silva
Terceira Conselheira