Eu já fiz um pedido para que meu dia tivesse 30 horas, planejando conseguir fazer mais coisas e dar conta de todas as tarefas a mim confiadas: conseguir trabalhar, treinar com tranquilidade, estudar, comer bem e ainda me sobrar 8 horas para dormir. Ingenuidade minha fazer um pedido tão nocivo? Talvez. Muito mais importante do que ter mais horas no dia é planejar o que fazer, determinar prioridades de tarefas, aproveitando seu tempo com qualidade. Ao pensarmos no valor do nosso tempo, somos levados a refletir sobre o que estamos priorizando. Será que conseguimos aproveitar cada instante diário?
É chegado o momento de relatórios anuais e de planejamentos futuros, sendo necessário repensar sobre as prioridades. O nosso valioso tempo deve ser utilizado também em tarefas que nos preenchem e que produzem sentido para vida e, certamente, a sensação de que as 24 horas foram suficientes para cumprirmos as nossas missões, finalizando o dia com a experiência do completo sucesso.
Há uma diferença entre “gastar o seu tempo” e “doar o seu tempo” e esta é significativa para a experiência acima apresentada. Quando nós reservamos um espaço em nossa agenda diária, da semana, do mês, nós oferecemos ao outro, à uma ação social, ou à um projeto, o que temos de mais precioso: o nosso tempo e transformamos essa “pequena” parcela dele em grandes obras e movimentos positivos nos espaços que nos recebem.
“Há uma diferença entre ‘gastar o seu tempo’ e ‘doar o seu tempo'”.
Quem participa de ações sociais relata que utilizar as suas habilidades e conhecimentos em prol da melhoria da qualidade de vida de uma comunidade faz a diferença no momento em que se faz a conta de gastos e doações de horas, visto que estas foram multiplicadas em outras pessoas ou lugares. Além disso, são oportunidades de aprendizados sobre novas realidades, ideias e possibilidades, além de permitir a inovação, a empatia e a responsabilidade social.
Há muito mais sentido para a nossa vida quando ela é importante para a transformação da vida de outras pessoas. As 24 horas dos nossos dias só assim podem ser ampliadas inúmeras vezes e eternizadas através das nossas ações. “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores” (PROVÉRBIO CHINES). Vem doar seu tempo, seu amor e sua generosidade com o Instituto João de Barro e, assim participar de Ações para um mundo melhor. Muitas vidas serão melhores, inclusive a sua.